domingo, 12 de maio de 2013

Mensagem do dia

- Cuidado no uso de seu dinheiro!

O endividamento é fruto de uma má administração das finanças, isso em todos o seguimento, seja pessoal, empresarial ou familiar.

Todas as pessoas tem conhecimento de que o melhor e mais vantajoso é poupar para depois usar o dinheiro para comprar avista, mas normalmente os humanos não tem paciência para esperar para consumir. As pessoas querem agora, no exato momento em que almeja, não levando em conta que se paga um percentual altíssimo pelas as compras a prazo.

No Brasil, por mais que a taxa de controle financeiro (Selic) está em baixa, a taxa de juros do cheque especial e dos cartões de créditos seguem acima de 150% ao ano. Apesar de ser um crédito que se tem a disposição a qualquer momento, precisa ser levado em consideração de que o risco de ficar em situações complicadas é muito grande, e o pior é conseguir meios para sair.

Crédito é maravilhoso quanto é você quem manda nele, mas quando ele assume o controle da situação se faz necessário uma reorganização a caráter de urgência para sanar o mais breve possível, porque de uma coisa tenha certeza: A tendência da dívida é simplesmente crescer, e o pior que a cada amanhecer, sua velocidade aumenta.

*** Antes da próxima compra e do risco de contrair uma dívida devemos fazer para nós mesmos as seguintes perguntas: Tenho dinheiro? Eu preciso? Precisa ser agora? Parece sem importância, mas essas perguntas nos auxiliam a refletir antes de fazer uma compra por impulso...