sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mensagem do dia

- Você sabe o que é Distimia?

Há dias que tristeza, irritação, desânimo, fadiga e desesperança fazem enxergar tudo a nossa volta em preto e branco. Episódio de “baixo astral” surgem esporadicamente, por problemas pessoais, sociais, sentimentais ou profissionais, que passam com o tempo.
Entretanto, há uma parcela da população, em torno de três por cento no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que sofre com constante mau humor para toda e qualquer situação, Boa ou Ruim: são os Distímicos.

A distimia é uma forma de depressão leve que tem como característica principal sua frequência, explica Marcio Bernik, coordenador do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Alfredo Simonetti, médico colaborador pelo mesmo programa.

Esse nome que se dá para um quadro com pelo menos dois anos de sinais depressivos leves, acompanhados de intolerância e postura excessivamente crítica. Como se diz: Uma “pessoa amarga” destaca. (Fonte: Revista Medicina Social, n.º 225 – Abril/Maio/Junho – 2014, pág. 03).

*** Se você faz parte desse grupo de pessoas, procure auxílio psicológico, pois isso ajudará a se manter em alerta constante contra esse mau e acima de tudo auxiliará a viver a essência da (RSP) Realização e Satisfação Pessoal... (Nivaldo Silva)